Isso é a deixa para uma boa discussão sobre direitos autorais, que eu vou chamar alguém para falar aqui, porque eu não entendo o suficiente do assunto para escrever um post sozinha à respeito. No entanto já deixo registrado: é direito do fotógrafo e obrigação do veículo dizer de quem são as fotos. Vejo muitos jornais e revistas colocando apenas a palavra "divulgação" ao lado das fotos, como se fosse algo que apareceu espontaneamente para eles. Como se alguém não tivesse tido o trabalho de produzir aquilo. Isso é desvalorização do trabalho.
E por mais que eu tenha ficado satisfeita com os jornais que me deram o crédito, um deles (A União) não creditou a foto do outro violonista. Está lá a palavrinha "divulgação" na margem da foto. Aí eu me pergunto: o que é que custa ligar para o contato e perguntar de quem foi a foto? Eu sou jornalista também. Sei que dá bem menos trabalho fazer isso do que escrever a matéria inteira, catar fontes, fazer entrevistas... Se o trabalho do jornalista sai creditado bonitinho abaixo da manchete, cadê o mesmo respeito com os fotógrafos?
Indo para o outro assunto deste post, o Violadas 9 foi bem legal. Foi a estreia do Leonardo e a reestreia de Marcos Magalhães. O pessoal do PaVio sempre faz uns eventos legais reunindo violonistas. Isso contribui bastante para a difusão da arte por aqui.
Fiz algumas fotos do evento e em breve elas estarão por aqui e lá na página do FB também.

Um comentário: