Na quinta, o Igor Suassuna me convidou para acompanhá-lo no trabalho que recebeu da Futura Press, de fotografar o debate da TV Clube. Fui, trabalhamos até meia noite, conhecemos um pessoal ótimo por lá e eu só fui dormir às 2h da manhã.
No sábado teve outro debate, que o Igor não pôde ir, então eu fui lá no lugar dele. Mais tarde falo sobre esses trabalhos, mostro fotos e tudo o mais.
Ainda no sábado, tive também uma reunião com Taty, para montar o fotolivro de Fernandinha, e outra com Marília, para conversarmos sobre a sessão que ela ganhou no sorteio do Diva Genérica.
E as estrelinhas! Sexta tive aula de Fotografia na Prática, com o prof. Paulo Rossi. Fomos ao Estação Cabo Branco e tirei minhas dúvidas a respeito de como produzir "estrelinhas" nas fotos. E é basicamente o contrário de se fazer um bokeh.
Não sei se as tais estrelinhas possuem um nome bonito em japonês como a técnica dos pontos de luz desfocados. Mas o importante é que elas ficam muito bonitinhas. Para essas fotos, trabalhei com o diafragma bem fechado. Bem fechado meeeesmo.
Lista de ingredientes:
- Tripé
- Disparador remoto
- Câmera fotográfica
- ISO 100 ou 200
- Diafragma 36
- Velocidades looongas... Tem foto aí com 40 segundos de exposição.
Receita:
Monte a câmera no tripé e o disparador remoto na câmera. Prepare as configurações, vá para um lugar bem bonito e divirta-se! Aproveite para testar umas coisas diferentes também.
Imagens:
Ao fundo, Estação Ciência. Fotografando, minhas colegas Thalyta e Manu.
Estação Ciência e "estrelinhas"
Um retrato do prof. Paulo. Testando retratos com longa exposição.
Vultos caminhando pelo prédio.
Tentativa de fazer "estrelinhas" no caminho que leva à ladeira do prédio. Não achei muito legal. Essa foi a foto que levou uns 40 segundos de exposição para ser feita. Talvez se eu tivesse mudado o ângulo da foto, ficasse mais interessante. Coisa meio difícil, levando em consideração as regras de "não sente no chão" e "não pise na grama". Também estava bastante movimentado, foi difícil conseguir essa foto sem gente.
Estrelinhas no parque infantil da Estação Ciência. Essa é uma das minhas preferidas.

0 comentários: