Foi nesta data, em 1839, que o governo francês declarou a invenção da fotografia. Naquela época, a técnica nem tinha esse nome, era chamada Daguerreótipo, em homenagem ao seu inventor, Louis Daguerre.
O daguerreótipo foi o primeiro processo prático de criar e fixar a imagem de algo já existente através da luz. Acontece que Daguerre foi o primeiro a conseguir patentear seu invento e mostrar que atendia as necessidades da época. Muitou outros inventores estavam estudando o processo, tentando descobrir como fixar a imagem formada pela câmara escura.
| Start, uma câmera fotográfica TLR (twin-lenses reflex) soviética que utiliza filme de rolo. |
Acontece que o daguerreótipo era uma imagem positiva. Ou seja, uma imagem que não era possível ser copiada. Além disso, era caro e demorado (fazer um retrato com esta técnica levava 20 minutos!).
Felizmente o processo evoluiu até que, por volta de 1890, George Eastman criou a primeira câmera fotográfica que usava filme de rolo (este que foi tão popular até a era digital), a Kodak nº 1, cujo slogan era: "Você aperta o botão, nós fazemos o resto".
A partir de então, a fotografia se popularizou e virou uma febre mundial. Já era relativamente barato ter uma câmera e comprar filmes. Ainda por cima não era mais necessário se preocupar com a revelação, havia o laboratório que fazia isso.
Desde o séc. 19 o ser humano se apaixonou perdidamente pela fotografia e jamais se recuperou dessa paixão. Ainda bem!
| O livro que serviu de fonte para este artigo. Saiba mais: http://bit.ly/14PYPSC |

0 comentários: