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| Auto-retrato de Walker Evans. |
O fotógrafo americano ficou famoso pelos seus retratos realizados durante a Grande Depressão, período em que trabalhou para a
Farm Security Administration e
Resettlement Administration, que eram agências federais criadas para documentar e realocar famílias em dificuldades durante a Depressão.
Evans era escritor e leitor ávido, tanto que, mais tarde em sua carreira trabalhou como escritor na revista
Times e editor na
Fortune. Também deu aulas de fotografia na universidade de Yale.
Seu trabalho como retratista não se restringiu à fotos das famílias rurais no período da Grande Depressão. Também foi fotógrafo de arquitetura e possui uma série de fotografias de igrejas rurais. Em Nova York, ele começou a tirar fotos espontâneas de pessoas no metrô, pois queria mostrá-las “sem véus”. Acreditada que "no metrô os rostos se acham expostos e indefesos". Essas fotos foram feitas de forma escondida não apenas para que os fotografados não o vissem: naquela época era proibido fotografar no metrô sem autorização prévia. O ensaio deu origem ao livro
Many Are Called, de 1966.
Seus trabalhos hoje fazem parte de acervos permanentes de museus como Metropolitan Museum of Art e George Eastman House. Devemos isso à admiração que o fotógrafo-escritor tinha por James Joice. A admiração era tanta que o impedia de escrever: “Ele [Joice] era meu deus. Isso, também, me impediu de continuar escrevendo. Eu queria escrever daquele jeito ou não escrever mais.”
Veja algumas fotografias de Walker Evans:
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| Frame House. |
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| County seat at Hale County. |
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| Drish House. |
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| Prayer Meeting House. |
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| Roadside stand near Birmingham, Alabama |
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| Allie Mae Burroughs, wife of cotton sharecropper. Hale County, Alabama. |
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| Lucille Burroughs, daughter of a cotton sharecropper. Hale County, Alabama |
Saiba mais: Wikipedia (en) |
Anthony Luke (aproveite para ver as fotografias com Polaroid de Evans) |
Biography.com |
MoMA
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