A resolução de uma imagem se relaciona principalmente com o tamanho da impressão e a quantidade de detalhes que terá quando vista em tamanho 100% num monitor.
A quantidade de megapixels, no entanto, é apenas um aspecto de qualidade de uma câmera ou da qualidade que a foto é capaz de produzir na impressão. Outros fatores de grande relevância são o sensor da câmera, o processador e a qualidade ótica da lente. Isso se aplica para todas as câmeras - inclusive as de celular.
Já quando falamos na impressão de uma imagem, temos que pensar em outros aspectos, que não estão relacionados com a câmera em si, como uma boa iluminação naquilo que estamos fotografando, exposição e foco corretos, claridade da imagem e seleção da melhor resolução e qualidade nas configurações da câmera.
Uma quantidade mínima de megapixels é importante na hora de imprimir, ampliar ou mesmo recortar digitalmente uma fotografia, mas não deve ser o único fator a ser considerado na hora de comprar uma câmera. Não adianta nada deixar o vendedor empurrar uma câmera de 50 megapixels se, por exemplo, o sensor da câmera for pequeno, o processador for lento e ela só consiga bater fotos boas e nítidas com um sol equatorial de meio-dia em um céu completamente azul (ou seja, MUITA luz). É muito importante conhecer e testar uma câmera ou celular antes de comprar.
Veja essa tabela com a quantidade mínima de megapixels e seus usos:
Então porque todas as lojas e propagandas falam de megapixel na hora de anunciar uma câmera?
Bom, de acordo com fotógrafos de vários blogs sobre o tema, isso foi pensado como uma estratégia de marketing para vender mais. Muitas vezes o único upgrade de uma versão nova é a quantidade de megapixels no sensor e isso não é motivo o suficiente para se desfazer do modelo antigo. Às vezes é melhor investirmos em lentes melhores ou em um equipamento que tenha um processador melhor.Fontes: DigicamHelp / Digital Photo Secrets
0 comentários: